Editora Cruz Azul

A Editora Cruz Azul iniciou suas atividades juntamente com a fundação da Cruz Azul, em 1995, e em 1998, ocorreu a primeira  edição de um livro de orientação sobre o problema do alcoolismo para familiares e dependentes do álcool.

Em julho de 2015, foi estruturada a área de Edições e de Conteúdos, com a designação de um colaborador em tempo integral com experiência na entidade. 

Entre as principais atribuições e rotinas: coordenar e executar a edição de materiais (edições eletrônicas e impressas), suporte ao Conselho Editorial; executar, monitorar e coordenar todos os projetos de edição; consultoria com conteúdo e assessoria na formatação de novos cursos e ou alterações, coordenar e monitorar a inclusão de conteúdo no site e Facebook, realizar a venda e colocação das edições para o público-alvo, atualizar a livraria virtual do site e Facebook, captação de recursos para os projetos de edições. Esta área tem contribuído com a pesquisa e elaboração de conteúdos para apoio, orientação e assessoria individual (pessoas), famílias, e para entidades do terceiro setor (especialmente Comunidades Terapêuticas), sendo uma importante ferramenta de assessoramento individual, familiar e institucional.

Em 2009, foi criado e estruturado, o Conselho Editorial da Cruz Azul, o qual é composto por profissionais de reconhecida competência, pesquisadores e docentes na área da dependência química e outras áreas afins, oriundos da comunidade acadêmica e de atuação na prevenção, tratamento, reinserção social, ou de outras atividades de atenção de pessoas em vários contextos de vulnerabilidade social ou não. O Conselho se reúne periodicamente, atualmente quatro vezes por ano, para exercer suas atividades; somado aos contatos constantes via grupos de redes sociais e aplicativos online, para decisões urgentes e outros encaminhamentos dos trabalhos de edição.